História Ciclo

O Ciclo Empreendedor nasceu em Janeiro de 2008, com o desafio de tentar responder dúvidas pessoais sobre o futuro profissional dos jovens no início de sua carreira. 

Percebeu-se, então, que, naquele momento, todos os envolvidos passavam por um momento semelhante no que se diz respeito a momento de carreira e sobre o seu empreendedorismo próprio. A troca de experiências é peça fundamental para a superação dos desafios e destas dúvidas, principalmente se tratando da fase de início de carreira. Foi um passo natural, por conseguinte, que fosse criado um grupo que, somado ao comprometimento e criatividade, contribuísse para o desenvolvimento dos seus membros justamente através de troca entre pessoas com mais conhecimento e entre os próprios membros. 

Estabelecido o conceito e os objetivos do Ciclo Empreendedor, formou-se o grupo com trinta jovens com idade entre 21 e 30 anos. Este grupo se reune em média duas vezes ao mês com o objetivo principal de se desenvolver através da troca de experiências e debates sobre os desafios que enfrentam como jovens profissionais e empreendedores. Os bate-papos entre o próprio grupo e com convidados experientes e bem sucedidos proporcionam momentos de grande aprendizado e crescimento. Todos os encontros são regidos com o principio da informalidade no seu diálago que, somado ao número limitado de pessoas, proporciona um ambiente intimista e extremamente propício para as trocas de ideias. 

Valores

Empreendedorismo – Acreditamos na  transformação e o desenvolvimento de nossa sociedade através do Empreendedorismo.  Estimulamos, de uma forma objetiva, a atitude empreendedora permanentemente, independente da área de atuação.
 

Impacto – Buscamos desenvolver as pessoas a impactarem positivamente em suas vidas e na vidas de todos aqueles com quem se relacionam, diferenciando-se em tudo o que fazem.
 

Conexão / Compartilhamento - Só aprendemos por que alguém compartilhou algo conosco. Devemos nos preocupar em dividir nossas experiências ao máximo para que a informação circule e para que conexões sejam feitas, acelerando, dessa forma, o desenvolvimento de todos;  

 

Conhecimento Aplicado – Cremos que o conhecimento só tem valor se puder gerar valor. Buscamos não aprender pelo simples fato de adquirir bagagem, mas sim nos preocupamos em como aplicar o que absorvemos, de uma forma prática e objetiva.
 

Comprometimento – Todos os membros do Ciclo Empreendedor devem compartilhar do objetivo comum do grupo e serem comprometidos com as atividades propostas.

Profissionalismo com Simplicidade – Postura e atitude profissional são fundamentais para o desenvolvimento e continuidade do grupo, contudo, agimos de forma simples e objetiva, focando nos objetivos primordiais que nos norteiam.


Perpetuidade - Queremos que os próximos sejam melhores que nós, e que o desenvolvimento e continuidade de nossa instituição se dê de forma autônoma e perene.